Faz uns meses que eu venho investigando minha mensagem. Todas as pessoas que têm algo pra falar ou mostrar com constância fazem isso porque querem espalhar uma mensagem. É uma idéia, uma proposta que funciona pessoalmente para a pessoa que fala, mas que funciona para quem ouve/vê/lê. É por causa dessa mensagem que eu escrevo toda semana e crio minhas fotos de beleza, com colaboração de muita gente maravilhosa. E te digo que não é fácil entender qual é o motivo de a gente se levantar de manha e fazer o que a gente faz. Ao menos não de um jeito que seus avós entendam, em uma frase simples.
Não sei você, mas eu já passei por várias crises com a minha carreira, já questionei, já quis largar tudo e fazer pão – não pra ter uma padaria hipster com meu nome, mas pra ser anônima, invisível. Só que eu sempre volto pra beleza, volto a querer criar, juntar pessoas, produzir algo bonito que não existia ainda, ao menos não com o meu olhar. E por que? Ao longo desse processo em busca da mensagem eu achei que era uma coisa, desachei, e agora que encontrei com as palavras certas quero dividir contigo. Se você já leu outros emails meus vai ver que faz sentido com o que eu venho falando.
Eu faço o que faço porque acredito que eu posso ser mais do que apenas uma maquiadora técnica – e até criativa – que executa apenas uma parte da tarefa pra criar uma beleza. Eu acredito que posso ser maquiadora, diretora de arte e produtora, posso escrever sobre o que essa ou aquela beleza querem dizer sobre o mundo e a sociedade e posso juntar pessoas afins pra fazer os projetos acontecerem. O importante pra mim é criar sempre, com gente incrível.
Isso é o meu porquê. Mas reverbera em você. Você pode nem trabalhar com maquiagem, mas eu sei que você pode ser muito mais do que a parte técnica que aprendeu em um curso. Pode desejar e imaginar uma criação que vai além do que te foi atribuído, e pode fazer esse delírio acontecer. Pode se associar a outros criativos que também desejem criar algo e a partir daí formar uma rede de colaboração que surpreende e está disposta a mudar o mundo, mesmo que em doses homeopáticas. E às vezes vocês vão fazer isso no domingo, ou no tempo que sobrar, às vezes vão gastar dinheiro pra fazer acontecer, às vezes vão se frustrar com o resultado, mas sempre vai compensar, porque nada supera a satisfação de materializar algo que você imaginou, especialmente se for bonito e/ou impactante.
Essa semana temos pessoas novas na audiência graças à Bárbara (bem vindes!!), e depois que ela fez o post no insta ficamos de papo: ela me mostrou seu novo projeto, uma floricultura com a comunicação linda, dá vontade de morar naquele instagram, transmite uma sensação de paz e aconchego, com um minimalismo bem curado, uma coisa! Aí sobre o processo de se envolver num empreendimento novo e totalmente diferente da sua expertise ela me disse: “Uma das coisas que eu percebi é o quanto gosto de moda, porque eu não consigo pensar em nada sem criar imagens.” Eu acho que experimentar outras frentes te faz reapaixonar pelo que você faz de melhor, mas nesse caso acho que vai além da moda. Essa vontade de criar imagens bonitas e imaginar cada detalhe é Direção de Arte, e a Bárbara faz isso há séculos: o olhar dela é treinado pra criar, muito além do styling de moda ou do styling de flores. Ali vai composição de cenário, paleta de cores, escolha de texturas, produção de objetos, direção de fotografia, planejamento de conteúdo, layout do feed, é muita coisa!!
É curioso como a gente normalmente não se autoriza a ser foda. Ou não se percebe como tal. Meu desejo maior é que todo mundo produza as coisas lindas que imagina, que estude pra criar cada vez melhor, com mais segurança no próprio taco. E isso vai de encontro a mais um motivo pra eu escrever essas cartinhas toda semana: a arte e a criatividade salvam nossas cabeças e ajudam a salvar as cabeças de outras pessoas. A arte é um alívio em tempos de cólera, é um descanso na loucura, nem que seja por uma fração de segundos. Em 2019 vi um show (do CSS) e no finalzinho a vocalista (Lovefoxxx) falou um lance que nunca mais saiu da minha cabeça: “Sejam muito poetas, sejam loucos e artistas, sejam estranhos e curiosos, porque é disso que o mundo precisa.”
Concordo 100%! Vamos?!
Ps.: Eu alcancei a graça da clareza da mensagem através de uma mentoria da qual já falei aqui e sou muito fã: The Mystery School. O Bronques é o cara, tudo pra mim! Pra começar a conhecer dá uma olhada no podcast dele, especialmente esse episódio. Mas esse aqui fala sobre mensagem e é muito bom também. Perfeito