Rastrear o passado, organizar o presente e planejar para o futuro.Já se viu repassando listas mentais até dormir, e terminando o dia com a sensação de estar atrasada na própria vida? Eu era essa pessoa, até que vi aquele vídeo que mostrei na ultima news. Ele mudou tudo pra mim!Na semana passada eu falei de rotina e de como organizar a vida me faz sentir mais produtiva e em paz. Hoje vou mostrar como eu uso os cadernos em branco para me ajudar a andar mais certeira até os meus objetivos.
Existe uma febre dos planners bonitinhos e cheios de opções por aí. Eu sinceramente quero te dizer para não comprar planners. Eu acho bem mais eficaz customizar o seu próprio rolê de um jeito simples do que ficar distraído com o design de borboletas pastel do planner de R$120. Eu compro cadernos em branco, com lombada colada (prefiro esses aos de espiral) de um tamanho bom pra não ocupar muito espaço na minha mesa. E duas canetas. Só.

Gostava dos espirais, mas depois senti que os sem espiral tomam menos espaço e são mais gostosos! Adoro os da Cícero. O meu atual foi a mãe de uma amiga que fez <3

Ao longo dos anos eu fui mudando o jeito de fazer o meu bullet, até porque eu tenho o hábito de ter cadernos pessoais há muito tempo, bem antes dessa “técnica” existir. Mas de fato a técnica do Ryder mudou tudo pra mim, realmente organizou um milhão de listas de coisas que eu já fiz, preciso fazer e desejo fazer no futuro. E é tãaao simples! Eu faço de um jeito ainda mais simples do que ele explica no vídeo. 
Basicamente cada mês tem uma capa bonitinha, um calendário para visualizar o mês inteiro e cada dia tem um espaço que vai ser customizado de acordo com o próprio dia (isso faz o bullet muito melhor que agendas comuns, menos papel em branco à toa e menos peso). Eu programo o dia seguinte na noite anterior, e ao longo do dia vou colocando mais coisas que aconteceram, anotações importantes ou aleatórias, desenhos…
Cada tarefa é um ponto e cada compromisso é uma bolinha. A parte mais gostosa é obviamente fazer um X na tarefa, o cérebro ama essa recompensa! E também é muito incrível que se não der pra fazer uma determinada tarefa naquele dia você transforma o ponto em seta para a frente e reescreve no dia seguinte. Sem se martirizar porque não deu conta e sem esquecer que tem algo que precisa ser feito.

Pacotinhos de dinheiro e orgasmos heheTambém coloco a menstruação, e às vezes umas garrafas de vinho. A vida é sua, o bullet é seu! Desenhar aí tb é mto gostoso, ninguém nunca vai te julgar <3

Aí eu tenho algumas notações que inventei pra mim. Eu anoto pacotinhos de dinheiro (quando tem né…) e anoto orgasmos hehe mas você pode incluir o que for importante pra você, o que você sente que precisa acompanhar na vida “Ligou pra sua mãe hoje? Tomou o remédio? Comeu bem? Quantos cigarros?” Sei lá, o que for importante. A Joutjout por exemplo anota quantos cocôs ela fez no diahahahha <3 (Vejam esse vídeo, tem dicas ótimas!)
Também anoto algo que aprendi no dia, se acordei cedo ou tarde… mas tudo isso é fluido, então o bullet é também uma espécie de diário objetivo. Diário mesmo são as páginas matinais, mas falo disso depois.

Capas bonitinhas são uma delícia de fazer, mas às vezes o bicho tá pegando e vira só uns rabiscos mesmo... normal.

O legal do bullet é que ele fica lá pra você poder consultar suas realizações e ganhos. Isso me ajuda muito na hora da contabilidade, sério. Eu uso excel pras finanças e amo (hoje em dia), mas o bullet me ajuda a visualizar como foi cada mês e a fazer cobranças se precisar: a taurina adora caçar pacotinhos de dinheiro pra ver como foi a entrada de grana! Às vezes eu coloco também os gastos do mês, quando sinto que preciso controlar a saída do ouro.Enfim, esse jeito de organizar a vida me deixa muito no eixo, e eu sinto que os projetos andam com mais facilidade, menos dor. Antes eu me pegava ansiosa de noite pensando no que eu tinha que fazer amanhã, repassando listas mentais até dormir, e no dia seguinte esquecia várias coisas importantes. Eu tinha sempre uma sensação de estar em falta comigo mesma, como se estivesse atrasada na minha própria vida. Se você se sente assim experimenta o bullet, não custa caro e é gostoso! Dica: compra uma caneta hidrográfica, eu amo a Staedtler e a Stabilo, mas a BIC tb lançou uma versão boa e ligeiramente mais barata que essas duas. 

Beijos e até o próximo post!