Sem spoilers, prometo! 
Se você procurar no google Cruella moodboard não se nota nada parecido com o que eu quero te mostrar. Tem a ver com essa ferramenta, com esse sistema dinâmico, pessoal e delícia de fazer, pra você chegar mais longe. 

A Cruella tinha um objetivo, um sonho, um desejo superforte de conquistar um lugar no mundo, tipo a gente! Mas mesmo as vilãs com projetos grandiosos às vezes se perdem e tentam se conformar em uma vida mais normal, que não dá tanto trabalho, que não gera muita confusão, mas que também não aparece no mundo.

Além disso são tantas opções, tantos caminhos possíveis a seguir…

Segundo Jung somos dotados de uma fonte orientadora interna que se manifesta preferencialmente através de imagens: é a potente imaginação humana, que é ao mesmo tempo sentimento e pensamento

O hábito de colecionar referências estéticas que sejam naturais pra gente, aquelas que falam mesmo com o nosso desejo mais subjetivo e único – muitas vezes até inconsciente – nos aproxima cada vez mais de uma identidade visual só nossa, que nos diz verdades fortes e escancaradas sobre nós. E a consciência dessa identidade nos aproxima cada vez mais da realização do próprio desejo.

Então se às vezes você perde aquela confiança sangue no olho, mas logo ao acordar enxerga seu sonho bem ali na sua cara, fica mais fácil relembrar o caminho a seguir. Além de ser meio terapêutico, o moodboard da sua vida (esse amontoado de imagens grudado na parede, também conhecido como painel de referências), tem essa enorme potência: quanto mais você vê o que te inspira, mais suas ações ficam alinhadas com isso, é como se você fosse ticando as caixinhas de uma lista de tarefas.

O moodboard della! Antes de dormir, ao acordar, o tempo todo esse mural tá ali pra lembrar onde você quer chegar.

Não é à toa que todas as campanhas de moda ou publicidade tem um moodboard como parte fundamental do processo de produção. O pessoal que faz planejamento de redes sociais também usa o mood pra orientar a comunicação da empresa ou de influencers. A pessoa que planeja um casamento provavelmente tem um painel no Pinterest.

Seres humanos, especialmente os criativos, reagem bem a estímulos visuais. Mais do que manter a atenção em textos ou discursos longos, mantemos nossos olhos atentos a um painel cheio de imagens, pois ele passa a ser um convite para nos procurar em cada detalhe, ao passo que as ideias vão se acendendo cada hora de um jeito novo, gerando uma energia gostosa e natural que nos leva a agir.

Ok, então é meio obvio que agrupar referências que te agradam visualmente ajudam a fazer o plano acontecer, mas ainda assim a gente não faz isso pra gente!!!

Essa semana eu me coloquei o desafio de fazer um mood pra um projeto novo. Esse primeiro esboço não demorou nem 1 hora e já deixou nítido o caminho a seguir. Deixou também evidente que é diferente de outras coisas que eu já fiz. Tem uma identidadeprópria.

Uma coisa importante sobre esse processo: o moodboard da sua vida ou de um projeto que você quer muito realizar é pra ser visitado, revisto, alterado o tempo todo, de acordo com seus desejos e conjunturas. É uma revolução pessoal infinita e sempre para melhor <3

Temperatura de cor, texturas, fotos abertas, fechadas… quase dá pra sentir o cheiro das fotos, não é? A idéia é sempre construir uma atmosfera com esse conjunto de imagens.

Eu não sei o que você tem vontade de criar, de ter, de alcançar. Mas queria te dizer pra começar a materializar. Faça isso por você. Primeiro pode ser no computador, o PowerPoint tem uma função que chama Idéias de Design, é só abrir um slide em branco, ir jogando as imagens lá e pedir as idéias de design, ajuda mto! Depois começa a colar coisas na parede: recortes de revistas, embalagens bonitas, postais, pedaços de tecidos, enfim, o que tiver a ver com você.

Se prepara meu bem, que o futuro não existe, mas ele pode ser todo do seu jeito. Boa viagem!